Aconselho que façam todos os exercícios pois a Avaliação de Recuperação Final será tirado destes e da outra lista de exercícios.
EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL
01) Em relação à probabilidade,
conceitue:
a)
Experimento aleatório e exemplifique:
b)
Espaço amostral:
c)
Evento:
d)
Espaço amostral equiprovável:
e)
Eventos complementares:
02) No lançamento de uma moeda,
qual a probabilidade de se obter a face cara? (50%)
03) No lançamento de um dado, qual
é a probabilidade de se obter, na face voltada para cima, um número de pontos
menor que 3? (33,33%)
04) No lançamento de duas moedas ,
qual é a probabilidade de se obter, nas faces voltadas para cima, pelo menos
uma cara? (75%)
05) No lançamento de dois dados,
qual é a probabilidade de se obter, nas faces voltadas para cima, a soma dos
pontos igual a 5? (11,11%)
06) Em uma reunião com n professores, será escolhido um, ao
acaso, para coordenar os trabalhos ali desenvolvidos. Se a probabilidade de o
escolhido ser professor de Matemática é
n
– 5, calcular o
número máximo de participantes que pode haver nessa reunião. (14)
9
07) Uma urna contém bolas
coloridas. Retirando uma bola dessa urna, a probabilidade de se obter uma bola
vermelha é 0,64. Qual é a probabilidade de se obter uma bola que não seja
vermelha?
08) Na tabela abaixo
está representada a distribuição por turno dos 80 alunos do curso de Economia
de uma faculdade.
|
Manhã
|
Noite
|
Homens
|
20
|
23
|
Mulheres
|
25
|
12
|
Escolhendo
ao acaso um aluno desse grupo, qual a probabilidade de que se seja do curso
noturno? (43,75%)
09) Em uma urna
contém exatamente vinte bolas, numeradas de 1 a 20. Retira-se ao acaso uma bola
da urna. Qual a probabilidade de se obter uma bola com um número múltiplo de 2
ou de 3?
(65%)
10) Uma urna
contém cinco bolas vermelhas, três bolas azuis e quatro bolas brancas.
Retira-se ao acaso uma bola da urna. Qual é a probabilidade de sair uma bola
vermelha ou uma bola azul? (66,66%)
11) Em uma sala
estão reunidos 20 homens e 20 mulheres. Entre os homens, 3 são administradores,
8 são engenheiros e os demais, economistas. Entre as mulheres, 7 são
administradoras, 8 são economistas e as demais, engenheiras.
Um
desses profissionais foi escolhido ao acaso para ler a pauta da reunião.
Sabendo que a pessoa escolhida foi uma mulher, qual a probabilidade de que ela
seja economista? (40%)
12) Dois eventos A
e B, de um espaço amostral equiprovável E, finito e não vazio, são tais que:
P(A
Ո B) = 5 e P(A) = 3. Calcular P(B/A). (83,33%)
8 4
13) Uma caixa
contém exatamente 7 parafusos: 4 de aço e 3 de ferro. Retira-se ao acaso um
parafuso da caixa, registra-se o metal de que é feito e repõe-se o parafuso na
caixa. Em seguida retira-se, novamente ao acaso, outro parafuso da caixa e
registra-se o metal que o compõe. Calcular a probabilidade de:
a)
saírem o primeiro parafuso de aço o segundo de ferro: (24,48%)
b)
saírem 2 parafusos de metais diferentes: (48,97%)
14) Uma urna
contém exatamente onze bolas: seis azuis e cinco vermelhas. Retirando-se
simultaneamente quatro bolas, qual é a probabilidade de saírem três bolas azuis
e uma vermelha?
(75,75%)
15) A estratégia
da ideia de conjuntos (Diagrama de Venn) e a probabilidade é muito utilizado em
pesquisas de opinião, como por exemplo, a situação hipotética a seguir: uma
pesquisa realizada com um grupo de fregueses de um supermercado revelou que 63%
consomem a marca A de óleo, 55% consomem a marca B e 32% consomem ambas. Uma
pessoa do grupo é escolhida ao acaso. Determine a probabilidade de que ela não
consuma nenhuma dessas marcas. (14%)
16) Mensalmente,
um colégio oferece aos alunos duas palestras para orientação profissional. No
mês passado, a primeira foi sobre Estatística, e a segunda, sobre Economia.
Todos os alunos de uma classe assistiram a pelo menos uma das palestras e,
entre eles, 18 assistiram à primeira, 23 assistiram á segunda e 8 assistiram às
duas palestras. Quantos alunos há nessa classe? (33)
17) Os dados da
tabela seguinte referem-se a uma pesquisa realizada com 155 moradores de um
bairro e revelam seus hábitos quanto ao uso de TV e internet pagas. Um dos
entrevistados é selecionado ao acaso. Qual é a probabilidade de que ele use TV
ou internet pagas? ( ~ 51%)
|
Só
tv aberta
|
Tv
paga
|
Internet
gratuita
|
76
|
44
|
Internet
paga
|
14
|
21
|
18) Uma das 24 letras
do alfabeto é escolhido ao acaso. Sabendo-se que ela é uma das dez primeiras
letras, qual é a probabilidade de que seja uma vogal. (30%).
19) Determine os
valores correspondentes a letras destacadas no triângulo de Pascal.
|
1
|
8
|
28
|
56
|
70
|
56
|
28
|
8
|
1
|
A
|
9
|
b
|
84
|
c
|
d
|
84
|
e
|
9
|
1
|
|
|
f
|
|
|
g
|
|
|
|
|
20) Desenvolver a
potência (x + a)4.
21) Desenvolver a
potência (x4 – 2a)3
22) Desenvolver a
potência (2x3 + 1y)5 =
3
23) Determine o
valor da soma dos coeficientes do desenvolvimento de
(x + 1/x)4.= (16) b)
(x3 – 1)5 = (0) c)
(2x4 + √x)3 = (27)
24) Um quiosque de praia
em Florianópolis lançou a seguinte promoção durante a temporada de verão:
“Combinado de sanduíche natural e suco a
R$ 5,00”
Nesse combinado, constam quatro opções de
sanduíche (frango, atum, vegetariano e queijo branco) e três opções de suco
(laranja, uva e morango). De quantas formas distintas uma pessoa pode escolher
o seu combinado? (12)
25) Ao concluir o EM, um
estudante pretende ingressar em apenas uma de duas universidades, uma pública e
outra particular, escolhendo apenas um dos cursos entre Administração, Economia
ou Direito. Cada um desses cursos é oferecido no período da manhã ou da tarde.
De quantos modos diferentes este estudante, considerando apenas a universidade
e o curso escolhidos pode fazer sua escolha? (06) Considerando a universidade,
o curso e o período escolhidos o estudante pode realizar sua escolha? (12)
26) Quantos números naturais
de três algarismos podem ser representados com os algarismos 2, 3, 4, 7, 8 e 9?
(216)
27) Quantos números
naturais de três algarismos distintos podem ser representados com os algarismos
2, 3, 4, 7, 8 e 9? ( 120)
28) Um hacker sabe que a
senha de acesso a um arquivo secreto é um número natural de cinco algarismos
distintos e não nulos. Com o objetivo de acessar esse arquivo, o hacker
programou o computador para testar, como senha, todos os números naturais
nessas condições. O computador vai testar esses números um a um, demorando 5
segundos em cada tentativa. Determine o tempo máximo para que o arquivo seja
aberto. (21h)
29) Cinco jogadores de
futebol, A, B, C, D e E, concorrem a um dos títulos de 1º, 2º ou 3º melhor
jogador do Campeonato Brasileiro. De quantas maneiras diferentes esses títulos
podem ser distribuídos? (60)
30) Determine:
A6,4=
(360) A9,3=
(504) A5,5
= (120)
31) Quando havia
exatamente vinte quartos vagos em um hotel, chegaram dez hóspedes. O número de
maneiras diferentes com que esses hóspedes podem ser distribuídos nos quartos
de modo que cada quarto seja ocupado por um único hóspede equivale a? (A20,10)
32) No Campeonato Mundial
de basquete feminino de 2006, disputado no Ibirapuera, em São Paulo, as quatro
seleções semifinalistas foram: Brasil, Austrália, Rússia e EUA. De quantas
maneiras distintas poderia ter sido definido o pódio (ouro, prata e bronze)? (24)
33) Giba e Gina têm três
filhos: Carlos, Luís e Daniel. A família quer tirar uma foto de recordação de
uma viagem na qual todos aparecem lado a lado. De quantas formas distintas os
membros da família podem se distribuir?
(120)
34) Três candidatos, A, B
e C, disputaram uma eleição e não houve empate em nenhuma das posições.
Considerando como resultado a sequência 1º, 2º e 3º colocados, determinem de
quantos modos diferentes podem-se dispor os candidatos? (24)
35) Considerando a
palavra CADERNO
a) quantos anagramas podem formar? (7!)
b) quantos anagramas começam por C? (6!)
c) quantos anagramas começam por C e
terminam por O? (5!)
d) quantos anagramas começam por vogal?
(3.6!)
e) quantos anagramas terminam por
consoante? (4.6!)
36) Maria quer escolher
dois sabores de torta doce para servir em sua festa de aniversário. A doceira
oferece os seguintes sabores: limão (L), chocolate (C), morango (M), abacaxi
(A), floresta-negra (F) e prestígio (P). De quantas formas distintas Maria
poderá fazer essa escolha? (15)
37) Entre oito policiais
serão escolhidos cinco para garantir a segurança pessoal de um senador da
República durante um evento. Quantos grupos de segurança diferentes podem ser
formados se os escolhidos terão funções idênticas? (56)
38) Dispondo de cinco
modelos homens e seis mulheres, pretende-se escolher um grupo de três homens e
quatro mulheres para um desfile de moda. De quantos modos diferentes o grupo
pode ser formado? (150)
39) Cinco pontos
distintos A, B, C, D e E, pertencem a uma reta r, e quatro pontos distintos, F,
G, H e I, pertencem a uma reta s, sendo r e s paralelas distintas.
a) Quantas retas distintas ficam
determinadas por esses nove pontos? (22)
b) Quantos triângulos distintos ficam
determinados por esses nove pontos? (22)
40) Quando resolvemos uma
equação do 2º grau usamos a fórmula de Báskara para determinar o valor de x , é
preciso calcular a raiz quadrada de um número real diferente de um número
negativo, nesta situação usamos o número complexo (C). Desta forma determine
calcule, em C, a seguinte equação: x2 – 8x + 25 = 0, obtendo assim
suas raízes complexas. (4 ±3i)
41) Determinar x, com x Є
R, de modo que o número complexo 8 + (3x – 6)i seja real. (2)
42) Obter K, com K Є R,
de modo que o número complexo K2 – 9 + (K – 3)i seja:
a) imaginário: (k ≠ 3)
b) imaginário puro: ( k = - 3)
43) Quando resolvemos uma
equação do 2º grau usamos a fórmula de Báskara para determinar o valor de x ,
se preciso calcular a raiz quadrada de um número real diferente de um número
negativo, nesta situação usamos o número complexo (C). Desta forma determine
calcule, em C, a seguinte equação: x2 – 8x + 25 = 0.
44) Determine os valores
reais de x para que o número complexo (x2 – 9) + (x – 3)i seja:
a) real: (3) b) imaginário: (x ≠ 3) c) imaginário puro: (x = 3)
45) Determinar o número z
= x + yi, com (x, y) C R, tal que zi + 2z = 4 – i. (z = 3 + 2i)
46) Dados os números
complexos z1= - 4 + 2i, z2 = 5 + i e z4 = -
3i. Calcule:
a) z1 + z2 = (1 +
3i) b)
z1 – z2 + z4 = ( - 9 - 2i)
47) Sendo z1 =
5 + 3i, z2 = 6, z3 = 2i, z4 = 2 – i. Calcule:
a) z1 . z2 = (30 +
8i) b) z1
. z3 = (- 6 + 10i) c) z1 . z4 =
(13 + i)
d) z2 . z4 = ( 12 +
6i)
48) Considere os números
complexos: z1 = 2 + 3i, z2 = 2 – i, z3 = 4i, z4
= 2.
a) z4 = (4 – 6i) b) z3
= ( - 4 + 8i
)
z1 13 z2 5
49) Os conteúdos de vinte
caixas de leite longa-vida apresentaram os seguintes volumes, em litro:
0,98
|
1,00
|
1,01
|
0,98
|
0,99
|
0,99
|
1,01
|
1,01
|
1,00
|
0,99
|
1,00
|
1,02
|
0,98
|
0,99
|
1,00
|
0,99
|
1,00
|
1,01
|
0,98
|
0,99
|
a) Calcule a amplitude dessa amostra:
(0,03)
b) Construa a tabela contendo as medidas
das frequências: f, fa, fr, far.
|
50) Construa os
gráficos de barras verticais e de setores dessa distribuição.
|
51) A tabela abaixo
mostra a distribuição de frequência das quantias pagas mensalmente a um
sindicato pelos 250 operários de uma fábrica.
Quantias pagas
mensalmente para o sindicato
|
|
Classe (em real por
operário)
|
Frequência (número de
operários)
|
12
|
100
|
15
|
80
|
18
|
50
|
22
|
20
|
a) Qual é a quantia média mensal paga por
operário? (14,96)
b) Qual é a moda da amostra formada pelas
quantias pagas pelos operários dessa fábrica? (12,00)
c) Qual é a mediana da amostra formada
pelas quantias pagas pelos operários dessa fábrica? (15,00)
52) Os dados do histórico
escolar da disciplina Matemática de um aluno que concluiu o nível médio
encontra-se na tabela abaixo:
Avaliação
Matemática
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
Final
|
1ª série
|
5,0
|
6,5
|
6,0
|
5,0
|
7,0
|
2ª série
|
6,5
|
5,5
|
6,0
|
7,0
|
8,0
|
3ª série
|
7,0
|
6,5
|
7,0
|
8,5
|
7,5
|
Com base nesses dados, determine a média,
a mediana e a moda. (6,6; 6,5; 7,0)
53) A participação dos
estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
aumenta a cada ano. O quadro indica o percentual de medalhistas de ouro, por
região, nas edições da OBMEP de 2005 a 2009:
Região
|
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
Norte
|
2%
|
2%
|
1%
|
2%
|
1%
|
Nordeste
|
18%
|
19%
|
21%
|
15%
|
19%
|
Centro-Oeste
|
5%
|
6%
|
7%
|
8%
|
9%
|
Sudeste
|
55%
|
61%
|
58%
|
66%
|
60%
|
Sul
|
21%
|
12%
|
13%
|
9%
|
11%
|
Disponível em:
http://www.obmep.org.br. Acesso em: abr. 2010 (adaptado).
Em relação às edições de 2005 a 2009 da
OBMEP, qual o percentual médio de medalhistas de ouro da região Nordeste? (18,4%.)
54)
O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. O
dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas
foram iguais é: (domingo)
55) Para que valor
complexo de K o polinômio P(x) = (k2 – 4)x3 + (k – 2)x é
identicamente nulo? (k = 2).
56) Determinar os
possíveis valores complexos de a de
modo que o polinômio abaixo tenha grau 4. P(t) = (a2 – 9)t4
+ 2t3 – 3t – 8 (a ≠ 3, a ≠ -
3)
57) Determine o grau e o
coeficiente dominante do seguinte polinômio a seguir: h(x) = (3x2 +
10x)7
58) Sendo P(x) = x4
– 2x2 + 5x + 1. Calcular:
a) P(3) =
(79) b)
P(-3) = (49)
59) Sejam os polinômios
f(x) = 2x + 3, g(x) = - 4x + 5 e h(x) = 3x2 – 5x + 4. Determine o
polinômio p(x) = f(x) . g(x) + h(x). (–
5x2 – 7x + 19)
60) Determine os valores
de a e b para que os polinômios P(x) = (a2 – 4)x3 +
2x + 6 e Q(x) = 5x3 + (a – 3)2 + (a – b)x + 6 sejam
idênticos. (a = 3 e b = 1)
61) Dados os polinômios
P(x) = 3x3 + 2x2 – 4x, Q(x) = x2 + 3x – 1 e
T(x) = 4x – 2, calcule:
a) P(x) + Q(x) = (3x3 + 3x2
– x – 1) b) P(x) – Q(x) = (3x3 + x2
– 7x + 1)
c) Q(x). T(x) + P(x) = (7x3
+12x2 – 14x + 2)
62) Dividindo o polinômio
P(x) por 2x3 – 1, obtêm-se o quociente 4x + 2 e o resto x2 +
3. Determinar P(x). (8x4 + 4x3
+ x2 – 4x + 1)
63) Determine as
constantes a e b na identidade a
+ b
= 3x
x
– 3 x + 3 x2 – 9
a = 3/2
e b = 3/2
64) Obtenha o resto da
divisão de f(x) = x3 – 1 por g(x) = x. ( - 1)
65) Dividir P(x) = x4
– 6x3 + 13x2 – 28x + 39 por x – 4 e a divisão do
quociente obtido por x – 2.
( x2 + 5 e r(x) = 2)
66) Aplicar o dispositivo
prático de Briot-Ruffini para obter o quociente Q(x) e o resto R da divisão de
E(x) = 2x5 + 3x4 – 17x3 – 70x + 6 por x – 3.
(2x4 + 9x3 + 10x2 + 30x +20 r(x) = 66)
67) Sabendo que uma das
raízes da equação x3 – 3x2 – 10x + 24 = 0 é o número 2,
determine as outras raízes complexas dessa equação. (- 3 e 4)
68) Decompor o polinômio
P(x) = 2x2 + 7x – 15 em um produto de uma constante por polinômios
do 1º grau. P(x) = 2 x - 3
(x + 5)
2
69) Dado que o número 1 é
raiz dupla da equação x4 – 2x3 -+ 2x2 – 2x + 1
= 0, determinar as outras raízes dessa equação. ( i e – i)
70) Sendo r1 e
r2 as raízes da equação do 2º grau 5x2 + √3 x + √7 ,
calcular:
a) r1 + r2 = - √3 b) r1. r2 = √7
5 5
71) Sejam r1,
r2, r3 as raízes da equação - x3 – 2x2 + 6x – 5 =
0. Determine 1/r1 + 1/r2 + 1/r3.
(6/5)
72) Sendo r1,
r2, r3 as raízes da equação 4x3 – 3x2
+ 5x + 2 = 0. Calcular:
a) r1 + r2 + r3
= (3/4)
b) r1 r2 + r2 r3 + r1r3
= (5/4)
c) r1 r2 r3 = (-1/2)
Professor, eu acho que a resposta da Questão 66 está errada.
ResponderExcluirProcura-me para encontrarmos o erro, se houver.
ExcluirProfessor, a questão 66 está correta mesmo, porque refiz várias vezes e não consegui obter ao mesmo valor.
ResponderExcluirFaça passo-a passo a questão 42. Me ajude professor.
ResponderExcluirFaça passo-a passo a questão 42. Me ajude professor.
ResponderExcluirFaça passo-a passo a questão 42. Me ajude professor.
ResponderExcluirqual a resposta da questão 49
ResponderExcluircomo fazer a numero 06?
ResponderExcluircomo fazer a numero 06?
ResponderExcluirResposta da 52 ?
ResponderExcluirResposta da 17
ResponderExcluir